Conectar
Chapa 4




A Chapa 4 - Conectar - Surgiu do diálogo entre diversos segmentos da comunidade acadêmica da UFRRJ, unidos pela necessidade de construir uma plataforma comum para enfrentar uma conjuntura política, econômica e social difícil e complexa. Os desafios atuais exigem um forte engajamento na luta pela defesa da universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada.
A UFRRJ vivenciou nos últimos dez anos uma expansão acelerada, com a criação de novos cursos de graduação e pós-graduação, bem como de novos câmpus. A instituição ampliou seu potencial com a incorporação de novas áreas do conhecimento, renovação do perfil dos docentes, ampliação do corpo técnico administrativo e a diversificação social dos discentes.
A expansão, contudo, gerou uma forte sobrecarga, devido à precariedade da infraestrutura existente, às dificuldades de conclusão de obras importantes e à baixa capacidade institucional de planejamento e gestão. Surgiram ou se agravaram, problemas referentes às condições de trabalho, estudo, permanência e segurança da comunidade acadêmica.
Esses são desafios a serem superados pela próxima Administração Central e pelo conjunto da comunidade universitária.
A Conectar - Vai participar da consulta universitária para escolha de Reitor e Vice reitor e demais Pró-reitores para administração superior da UFRRJ-gestão 2017/20.
Os candidatos da chapa Conectar são os professores:
Reitor: Ricardo Luis Louro Berbara (Professor do Dpto de Solos do Instituto de Agronomia da UFRRJ),
Vice-Reitor: Luiz Carlos Lima (Professor do Dpto de Economia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFRRJ).
Convidamos toda a comunidade Universitária da UFRRJ a participar de um movimento coletivo e participativo para a construção de uma universidade renovada com políticas, programas e ações nas diversas atividades (acadêmica, pesquisa, extensão e permanência) que valorizem essa comunidade tão diversa.
Prof. Ricardo Berbara fala sobre a conjuntura nacional
É preciso intensificar o diálogo e as parcerias
interligando as diferentes áreas do
conhecimento, além de integrar o ensino
fundamental, médio, graduação e pós-graduação,
às atividades de pesquisa e extensão e
as ações de permanência estudantil.
Prof. Luiz Carlos fala sobre novas fontes de recursos para a UFRRJ
É a história acadêmica e de lutas em defesa da Universidade Pública dos componentes da chapa CONECTAR que demonstra nosso compromisso com a educação e com a UFRRJ.
As políticas de acesso ao ensino superior devem ser complementadas com programas e ações de permanência. Inclusão social e bem estar dos estudantes devem avançar em sintonia com a melhoria dos indicadores acadêmicos da Instituição.
A UFRRJ precisará se CONECTAR a outros atores sociais na luta pela defesa do caráter público da Educação, da Saúde, da Previdência e dos Recursos Naturais, como direitos do cidadão e deveres do Estado. Internamente, é necessário CONECTAR as áreas administrativa na resolução dos problemas e desafios trazidos pelas áreas fins da universidade. É preciso respeitar as especificidade das demandas dos diversos câmpus da UFRRJ, efetivando a descentralização administrativa, com transparência e espírito democrático.
Oque pretende a chapa CONECTAR
A articulação CONECTAR UFRRJ, caso eleita, fortalecerá os elos entre as diversas dimensões que hoje enriquecem a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro de modo a realizar o potencial trazido por sua expansão. Faremos isso com uma gestão democrática e participativa, comprometida com a firme defesa de seu caráter público, gratuito, de qualidade, com condições de trabalho e estudo bem como com o respeito à diversidade e ao combate a toda e qualquer forma de violência ou discriminação.
Mobilizaremos todos os esforços para conectar a realidade multicampi com transparência, a democracia com resistência frente a ataques aos direitos conquistados, a excelência acadêmica com uma gestão eficiente, a melhoria das condições de trabalho e segurança com qualidade de vida. Além disso, estabeleceremos as conexões necessárias para a construção de cidadãos críticos, com sólida formação democrática e humana.
Desenvolveremos projetos que elevem a qualidade de vida enfrentando a cultura da violência, das desigualdades sociais e dos desequilíbrios ambientais. Incentivaremos práticas acadêmicas focadas no potencial da juventude, em estreita relação com as instituições representativas da comunidade científica e acadêmica nacional e internacional, movimentos sociais e instituições do poder público. Acreditamos que estas metas, potencializadas pela expansão e diversificação dos cursos de graduação e pós-graduação, criaram imensas oportunidades para integração das diferentes áreas de conhecimento em nossa Instituição.
Você conhece os câmpus da UFRRJ? Abaixo você pode visualizar a nossa heterogeneidade.




PROPOSTAS E MOMENTOS
Propostas para a PROAD
Professora Amparo Villa Cupolillo, Candidata a pró-reitoria de Assuntos Administrativos
Registros de momentos da campanha
da Chapa 4 - Conectar




Atividades de elaboração dos nossos materiais da campanha e reuniões em vários setores da UFRRJ